28 de outubro de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA OU INVASÃO DE PRIVACIDADE??

           
   Uma vez me falaram q alguns ditados deveriam virar leis e realmente poderia ser assim.
     Quem quer ser respeitado, primeiro deve dar o exemplo nas atitudes e quando falei em ditados tem um q se enquadra perfeitamente nas situações vividas por pessoas públicas diante da imprensa: " FALA O Q QUER OUVE O Q NÃO QUER ". Perde-se de vista a infinidade de questionamentos exagerados e muitas vezes desnecessários por parte de repórteres e entrevistadores em sua função de trabalho. E é mais engraçado ainda quando esses mesmos profissionais se sentem lesados quando ouvem alguma coisa desagradável vinda de quem possa estar sendo perguntado, ou entrevistado. Alguns questionamentos do tipo "como vc está se sentindo??" depois de alguma desgraça, na minha sincera e humilde opinião é quase uma afronta à honra e à moral de um ser. E mais engraçado ainda é como o povo "desconhecido", aquelas pessoas q não fazem parte da mídia, adoram aproveitar essas oportunidades pra de certa forma aparecer. Oportunistas é uma boa palavra pra tratar de certos "profissionais da mídia" q aproveitam a fraqueza momentânea de alguns pra valorizar "matérias". Vou ouvir: "ah! mas é o trabalho deles!", ou "a mídia vive disso", ou mais alguma ignorância próxima ou semelhante. Então o trabalho é vender desgraça....pode ser...é cientificamente comprovado q o ser humano se atenta às desgraças, catástrofes, confusões, sangue, a morte... . Mas isso dá o direito à qualquer um, profissional ou não, de intromissão?? É claro pra mim q toda situação vivida é uma "via de mão-dupla", onde tanto a invasão por um lado, quanto a permissividade do outro faz a diferença aqui. Exemplificando algumas ocasiões, podemos dizer q certos questionamentos cretinos por assim dizer, raramente recebem de volta respostas com o mesmo peso.
Situação: o jogo (qualquer esporte) termina e os q fazem parte da equipe derrotada são chamados para esclarecer algumas dúvidas relativas ao resultado; "como vc está se sentindo agora depois dessa derrota??". Não sei o q é pior nessas horas, a pergunta em si, ou a forma q normalmente o esportista encontra pra tentar se mostrar "profissional respeitador". Primeiro, se falamos em profissionalismo vamos começar a entender q no caso do esporte o atleta passa por pressões, preparações, variações fisio-psicolõgicas durante o desafio e inúmeras outras vertentes ligadas ao esporte q QUERENDO O SER HUMANO OU NÃO, alteram seu funcionamento, seu estado emocional, suas condições naturais. Partindo desse princípio e depois de tudo isso vc vem a perder seu desafio (não esqueçam dos fatores intrínsecos contextualizados ao atleta), e na saída, no final de tudo chega o "profissional da mídia" e te pergunta como vc se sente. Não imaginam quantas vezes rezo e peço de todo o coração aos céus q me dessem uma oportunidade dessas. Ah!!! "tô" bemzão!!!! treinei o mês inteiro e perdi o embate!!! dei meu sangue aqui, mas não me valeu o resultado!!! como posso estar me sentindo a não ser ótimo!!!???? ?????? ???????????????????????
Q TIPO DE PERGUNTA É ESSA?????? Será q não chegaria a ser uma falta de respeito, no mínimo de consideração quanto ao TB profissional q está do outro lado??
Pessoas comuns são entrevistadas nas ruas durante algum acidente fatal, ou qualquer tipo de sinistro onde vidas são perdidas, e aí, mais uma vez, vem o "profissional da mídia" com suas perguntas, seus questionamentos pertinentes: "fala pra gente, como vc está se sentindo agora?? O q tens a dizer?? ". Eu vejo isso e me pergunto, é sério mesmo q aquele infeliz perguntou o q perguntou?? Será q esse "profissional da mídia" q nesses casos pra mim tá mais pra um desgraçado, infeliz, sem mãe, fdp dos infernos, não percebeu a situação?? Aí, se por acaso o referido cidadão, q assim como o atleta, está diante de infinitas variações psico-fisiológicas e emocionais, pressões q não podem de maneira nehuma serem medidas, responde à altura vão dizer q extrapolou, q desrespeitou um profissional q estava fazendo seu trabalho, blábláblá..blábláblá.......
PORRA!!!!! O CARA PERDE UMA PESSOA QUERIDA E VEM ALGUÉM PERGUNTAR COMO Q ELE TÁ SE SENTINDO??????? Q Q PODE SER FALADO NESSE MOMENTO?????? No mínimo eu mandava o desgraçado q me perguntou isso pro mesmo lugar!!!!! Depois ELE MESMO q me conte!!! Se voltar......
Outro dia, depois da seleção brasileira de vôlei ganhar o tricampeonato mundial, mais um título (são 23 em 30 disputados!!!), veio a coletiva de imprensa com se não me engano, quase todos os jogadores presentes. Vejam bem, TRICAMPEÃ MUNDIAL E GANHADORA DE 23 TÍTULOS EM 30 DISPUTADOS!!!! Será q existe algum questionamento quanto à entrega desses atletas e de suas competências?? Tudo bem...o fato é, perguntaram (os "profissionais da mídia" ) inúmeras vezes sobre uma partida perdida durante o campeonato, se o Brasil tinha feito corpo mole,"marmelada" e outros adjetivos parecidos nessa derrota. Ok, uma vez perguntado isso, claro q pode ser uma dúvida de qualquer um, mas obtida a resposta, pra q perguntar de novo?? Qual o objetivo nisso?? Depreciar a conquista?? Aí o Giba (líder por excelência!), numa classe q eu invejei, pois eu no mínimo tinha me levantado e ido pra casa, quando não atiraria o microfone no segundo q perguntasse a mesma coisa, respondeu com toda a educação q as decisões tomadas durante o torneio cabem somente à equipe e seus componentes e depois de explicar (pra essa cambada q pelo jeito não entende p#$% nenhuma de disputas), q algumas dessas decisões visam o triunfo maior, o título.e q mesmo depois de ganho o troféu, pq ainda insistiam em querer saber da derrota!!! O mais engraçado depois disso foi ver todo mundo aplaudindo do tipo, óóóóóóóóóóó é verdade......isso pq fizeram o mesmo questionamento umas cinco vezes seguidas!!! Chegaram até a perguntar pra outro jogador (não lembro agora) a mesma coisa, numa tentativa clara de criar intriga entre um grupo forte, vencedor e do mais alto nível da prática do esporte e do profissionalismo! Isso não é falta de respeito??? De profissionalismo?? Isso é liberdade de imprensa??? Se achar no direito de perguntar qualquer coisa, algumas no mínimo incitando dúvidas quanto à integridade de outras pessoas, de outros profissionais, muitas....MUITAS vezes mais qualificados do q essa RALÉ, q se diz "profissional da mídia"!!!!
O fato é, a imprensa se sente no direito de expor o q achar necessário, da forma q achar necessário, usando de meios muitas vezes desonrosos e abusivos, mas não aceita respostas à altura, mesmo q seja nivelado por baixo o nível de resposta, alegando "desrespeito ao profissional da mídia e seu trabalho". Mas o respeito deve ser recíproco, tanto por profisionais de qualquer ramo, quanto por pessoas comuns q passam por situações desfavoráveis e q num momento de fraqueza, são usados sem o menor cuidado, o menor respeito, somente para q a mídia " faça o seu trabalho ".
LEMBREM-SE: FALA O Q QUER, OUVE O Q NÃO QUER!

apenas uma observação: motivo de orgulho de sobra eu tive quando apreciei uma coletiva do técnico português José Mourinho (Real Madrid), q perguntado três vezes seguidas no início das entrevistas sobre a posição de um jogador recentemente contratado e q não faria parte da equipe por motivos aos quais só caberiam opinar o treinador e o clube, levantou-se, pediu licença e foi embora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário