23 de maio de 2009

Como é mesmo o nome daquela palavra???!!!!!




Hoje estamos vivendo constantemente as chamadas "situações-limite" em diversos níveis sociais de convivência. Convivência com outras pessoas, com os problemas naturais da vida e de uma sociedade, convivência principalmente com a natureza. Fala-se em desenvolvimento sustentável e outras maneiras de se alcançar a tão sonhada harmonia entre o homem e a natureza. Fala-se...
O plástico, muito usado em inúmeras situações cotidianas já é reutilizado de algumas formas, mas ainda sim mal aproveitado em outras tantas. Vale lembrar que a atitude deve partir de todos não apenas daqueles que "julgamos" responsáveis. Todos somos responsáveis por tudo aqui dentro desse mundo!
Existem grandes empresas que trabalham diretamente com o reaproveitamento e a reciclagem de produtos, mas quem lembra, por exemplo, de quantas sacolas plásticas são gastas quando efetuamos uma compra de mercado?? Exemplo banal esse. Com certeza vão dizer por aí coisas do tipo "estou pagando pelo produto, isso é problema de quem me vende", mas não estávamos discutindo exatamente sobre a responsabilidade de todos??? Exemplo banal = Atitude banal, não custa nada tomar esse tipo de cuidado, que na verdade é uma atitude pró-ativa se observado o contexto atual da necessidade do desenvolvimento sustentável. Isso é reaproveitamento na sua camada mais primária!! Os mesmos que usam os produtos (nós), reutilizam-nos até para outras finalidades!
São atitudes simples mas que revelam grande importância na visão do todo, de que cada um e cada um mesmo, pode fazer a diferença. Aquela coisa bem de historinha de criança, do passarinho que sozinho tentava acabar com o incêndio da floresta, com a certeza de que se cada um ajudasse da forma que pudesse tudo se resolvia. Sempre podemos fazer alguma coisa pra melhorar, umas pessoas estarão mais aptas para ajudar de formas específicas, outras ajudarão com um simples gesto, isso é a condição do ser humano, cada um é cada um. O que importa é a atitude na sua mais profunda avaliação, a intenção. Ah!!! Lembrei!!! A palavra era DESPERDÍCIO!!!

Um comentário:

  1. A consciencia de cada um deve ser a mudança de todos... Eu e Eu para mudar o meu redor..

    ResponderExcluir